dia da pizza: vamos comer?

dia da pizza1Hoje é o dia da pizza! Viva! E vamos combinar que nada mais adequado do que o dia da pizza cair em uma sexta feira – se bem que, para os paulistanos da gema, o dia da pizza também poderia cair como uma luva em um domingo. 😉

Devo dizer que eu adoro pizza, muito difícil recusar um convite para uma redonda. Gosto tanto de comer pizza quanto de fazê-las. Já superei o medo que tinha antes de prepará-la em casa – na verdade a única preocupação em se fazer uma pizza caseira é a de ter um pouco de antecedência (e paciência) para aguardar a massa crescer. Depois disto, nada complicado.

Então, em homenagem ao dia da pizza e ao nosso estômago, vamos dividir uma receita gotosa e infalível de massa para pizza e ainda compartilhar algumas sugestões de recheio?

MASSA PARA O DIA DA PIZZA

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo

60 gramas de fermento biológico

2 copos de água morna

uma pitada de sal

uma colher de sobremesa de açúcar

meio copo de óleo

Preparo:
Dissolver fermento na água morna, colocar o sal e o açucar, o óleo, misturar bem.
Acrescentar a farinha e amassar.
Deixe crescer por aproximadamente 3 horas embrulhadas em um lugar quente.
Sim, pode sovar a massa da pizza na máquina de pão – super funciona.
Sim, também vale deixar a massa descansando no forno fechado. 😉
dia da pizza 3

Dicas para assar a pizza:

Antes de rechear, sempre vale pré assar a massa da pizza para que ela fique mais “consistente” – isto vale para o dia da pizza, como para todos os outros dias!
No forno caseiro (do fogão):
Pré aqueça o forno e deixando-o bem quente.
Evite abrir e fechar a porta, para diminuir a perda de calor.
Uma “pedra de pizza” vale o investimento: é um artefato cerâmico que distribui melhor o calor e promove um resultado final bacana. Temos uma pedra de pizza desde que casamos – há mais de 10 anos – e ela ainda está em ótimo uso.
No forno de pizza à lenha:
Comece a aquecer o forno antes do preparo – de nada adianta colocar a pizza com o forno frio. Estes fornos tipo “iglu” perdem temperatura muito rápido.
Também antes do primeiro uso, você deve “fazer a cura” do forno.
Não utilize lenha aromatizada – o aroma vai ser transferido para a sua pizza.
E para comemorar o dia da pizza que tal algumas sugestões de recheios diferentes? Adoro estas combinações:
  • queijo brie + damasco + lombinho canadense
  • peito de peru + requeijão cremoso + alho poro
  • abobrinha + chancliche

Ou também podemos comemorar o dia da pizza na tradição, com uma bela pizza de calabresa (a preferida nacional). O mais importante é nos divertir!

Beijo grande e bom dia da pizza a todos,

flavia

 dia da pizza2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE