tumbergia azul vs sapatinho de judia: como diferenciar

sapatinho de judia 3

Plantas sentem o que a gente sente, não há NADA neste mundo que me convença do contrário. Minha sapatinho de judia, por exemplo. Depois daquela florada inaugural maravilhosa (que eu mostrei nesta postagem:http://www.decoracasas.com.br/2014/08/sapatinho-de-judia.html ) ela fez pirraça comigo e não soltou um único pendão na florada de verão. Mas acredito que agora, como a planta andou percebendo que ando meio tristonha e complicada da vida, resolveu deixar a pirraça de lado e me presentear com uma florada ainda mais linda e consistente. Adorei o presente, viu dona sapatinho de judia!

Toda esta lindeza para começar o assunto de hoje que surgiu da seguinte forma: muita gente se encantou pelo sapatinho de judia depois que a postagem apareceu no DECORACASAS  – acontece que recebi algumas mensagens de gente que foi comprar uma muda de sapatinho de judia sem flores e quando começou a florada se deu conta de que havia levado para casa uma muda de tumbergia azul. Sim, as duas plantas são “primas” – fazer parte da família das thumbergias – e podem gerar esta confusão. Por isso, elaboramos um guia bem bacana para resolver esta questão. Olha lá!

Como diferenciar mudas de Thumbergia: Tumbergia Azul e Sapatinho de Judia

A trepadeira tumbergia azul e a sapatinho de judia, são plantas em muitas vezes confundidas. A tumbergia azul, Thumbergia grandiflora, e a sapatinho de judia, Thumbergia mysorensis, são pertencentes à mesma família, das Acantáceas, com folhas muito parecidas, e flores bem distintas. E apesar de serem mudas parecidas, a tumbergia azul é muito mais comum e barata.

Uma dica é fundamental para saber diferenciar as duas mudas, que envolve a folha, pois a distinção da folha é perceptível pelo toque, com tumbergia azul apresentando folhas ásperas e “peludinhas”, e sapatinho de judia com as folhas lisas.

Portanto, é mais fácil notar e não se enganar no momento da compra. A tumbergia azul possui crescimento bastante mais vigoroso em comparação com sapatinho de judia.

tumbergia azul

Tumbégia Azul – Imagem Floricultura Ramos

Características da Tumbergia Azul

A tumbergia azul, Thumbergia grandiflora, se resume a trepadeira bastante rústica e ornamental. E tem flores grandes de cor azul com centro branco, que surgem o ano inteiro, porém com intensidade maior pela primavera e verão. A altura da tumbérgia azul varia de 4,7 a 6 metros.

Há também uma variedade de flores brancas. Suas folhas são determinadas perenes, verde-escuras e um tanto dentadas. E apresenta boa velocidade de desenvolvimento, interessante opção para cobertura de pergolas, caramanchões e arcos, sendo bastante atrativa para abelhas mamangavas.

sapatinho de judia 2

Características da Sapatinho de Judia

A sapatinho de judia, Thumbergia mysorensis, é arbusto semi lenhoso de caráter escandente, apresentando altura em torno de 6 metros, sendo perenifólio de ramos finos e com flexibilidade. As folhas se caracterizam verdes, são alternas em ramos e ovais acuminadas.

As inflorescências pendentes são formadas de flores notáveis bicolores, amarelas com pétalas recortadas em vermelho, e ainda os longos estames de anteras brancas, com forma que se assemelha a chinelo ou pequeno sapato.

A sapatinho de judia floresce da primavera ao fim do verão, podendo ser cultivada no Brasil inteiro com restrição para áreas de altitude de invernos bastante frios.

Ficou claro?

Beijos,

flaviasapatinho de judia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE