Plantas sentem o que a gente sente, não há NADA neste mundo que me convença do contrário. Minha sapatinho de judia, por exemplo. Depois daquela florada inaugural maravilhosa (que eu mostrei nesta postagem:http://www.decoracasas.com.br/2014/08/sapatinho-de-judia.html ) ela fez pirraça comigo e não soltou um único pendão na florada de verão. Mas acredito que agora, como a planta andou percebendo que ando meio tristonha e complicada da vida, resolveu deixar a pirraça de lado e me presentear com uma florada ainda mais linda e consistente. Adorei o presente, viu dona sapatinho de judia!
Toda esta lindeza para começar o assunto de hoje que surgiu da seguinte forma: muita gente se encantou pelo sapatinho de judia depois que a postagem apareceu no DECORACASAS – acontece que recebi algumas mensagens de gente que foi comprar uma muda de sapatinho de judia sem flores e quando começou a florada se deu conta de que havia levado para casa uma muda de tumbergia azul. Sim, as duas plantas são “primas” – fazer parte da família das thumbergias – e podem gerar esta confusão. Por isso, elaboramos um guia bem bacana para resolver esta questão. Olha lá!
A trepadeira tumbergia azul e a sapatinho de judia, são plantas em muitas vezes confundidas. A tumbergia azul, Thumbergia grandiflora, e a sapatinho de judia, Thumbergia mysorensis, são pertencentes à mesma família, das Acantáceas, com folhas muito parecidas, e flores bem distintas. E apesar de serem mudas parecidas, a tumbergia azul é muito mais comum e barata.
Uma dica é fundamental para saber diferenciar as duas mudas, que envolve a folha, pois a distinção da folha é perceptível pelo toque, com tumbergia azul apresentando folhas ásperas e “peludinhas”, e sapatinho de judia com as folhas lisas.
Portanto, é mais fácil notar e não se enganar no momento da compra. A tumbergia azul possui crescimento bastante mais vigoroso em comparação com sapatinho de judia.
Tumbégia Azul – Imagem Floricultura Ramos
A tumbergia azul, Thumbergia grandiflora, se resume a trepadeira bastante rústica e ornamental. E tem flores grandes de cor azul com centro branco, que surgem o ano inteiro, porém com intensidade maior pela primavera e verão. A altura da tumbérgia azul varia de 4,7 a 6 metros.
Há também uma variedade de flores brancas. Suas folhas são determinadas perenes, verde-escuras e um tanto dentadas. E apresenta boa velocidade de desenvolvimento, interessante opção para cobertura de pergolas, caramanchões e arcos, sendo bastante atrativa para abelhas mamangavas.
A sapatinho de judia, Thumbergia mysorensis, é arbusto semi lenhoso de caráter escandente, apresentando altura em torno de 6 metros, sendo perenifólio de ramos finos e com flexibilidade. As folhas se caracterizam verdes, são alternas em ramos e ovais acuminadas.
As inflorescências pendentes são formadas de flores notáveis bicolores, amarelas com pétalas recortadas em vermelho, e ainda os longos estames de anteras brancas, com forma que se assemelha a chinelo ou pequeno sapato.
A sapatinho de judia floresce da primavera ao fim do verão, podendo ser cultivada no Brasil inteiro com restrição para áreas de altitude de invernos bastante frios.
Ficou claro?
Beijos,