5 REGRAS DA ORGANIZAÇÃO DA COZINHA

Vou começar esse texto com uma pergunta, para você, qual o cômodo que mais dá trabalho para organizar? Para mim, a cozinha está entre essas opções, afinal, é um lugar que vive sendo utilizado e assim, sempre está bagunçado, por isso, vou te contar 5 regras da organização da cozinha que uso no meu dia a dia.

A cozinha é o coração da minha casa, eu amo cozinhar, amo reunir minha família por lá para apreciarmos uma deliciosa refeição, eu venho de uma família de italianos, então a cozinha é especial para nós.

Com tanto uso, é normal que ela sempre precise de uma manutenção maior na organização. Porém, como ninguém precisa pirar com esse assunto, ao longo dos anos desenvolvi o meu método de organização da cozinha, que consiste em algumas regras que vou dividir com você.

1- Planejamento

Essa é a regra de ouro quando o assunto é organização, não importa qual seja o cômodo. Você sempre precisa se planejar antes de começar a arrumar.

Não adianta sair fazendo tudo ao mesmo tempo, que suas tarefas não vão render. Então, primeiro comece analisando a bagunça, o que já está limpo e pode ser guardado, o que vai precisar de mais tempo para limpar.

E só então, passe para a mão na massa.

2- Comece limpando o que precisa de um período de molho

Segunda regra, eu sempre começo a limpar pelos utensílios e eletrodomésticos que precisam de um tempo de molho para ficarem limpos.

Por exemplo, tenho assadeiras engorduradas na pia, elas precisam fica de molho na água quente com bicarbonato de sódio para serem limpas depois. Então, começo esse molho e enquanto ele age, parto para outras atividades.

Como é o caso da limpeza do micro-ondas, ele precisa de alguns minutos com a água com vinagre de álcool Castelo Alimentos esquentando dentro dele, e depois, de alguns minutos no vapor dessa água. Para não perder tempo, vou deixando a água esquentar, enquanto organizo outras coisas.

Enquanto essas coisas ficam de molho, vou atacando outras áreas da cozinha.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Guarde o que está limpo

Antes de lavar a louça parada na pia, já guarde as louças que estão secas e limpas dentro do escorredor.

Assim, você não vai molhar o que já está seco.

Outra dica, sempre comece lavando o que está menos engordurado, para depois passar para o que está mais engordurado ok?

4- Deixe o lugar melhor do que quando entrou

Mais uma regra da organização da cozinha que só o tempo me ensinou, mas que você pode aprender antes comigo.

Antes fazer um pouquinho, do que não fazer nada! Nossa vida é corrida, nem sempre vamos ter o tempo necessário para organizar todo o cômodo de uma só vez.

E está tudo bem! Eu tenho um mantra, todas as vezes que entro em um cômodo da minha casa, preciso deixá-lo melhor do que ele estava antes. Isso pode ser desde fechar uma gaveta, até organizar a cadeira da bagunça.

No caso da cozinha, vale desde guardar a louça do escorredor, até trocar o lixo do cesto. São pequenas tarefas que geram muito resultado quando você olhar o cenário todo.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Use os itens organizadores

Para finalizar minha regra de organização da cozinha é usar e abusar dos itens organizadores. Vale tanto para organizar as gavetas dos talheres, até organizar a prateleira dos potes.

Eu utilizo os organizadores prontos, porém, você pode usar potes de sorvete, pedaços de papelão, o importante é criar essas divisórias para deixar tudo organizado.

E você, tem regras de organização da cozinha? Me conta aqui nos comentários.

Beijos!

5 regras da organização da cozinha
5 regras da organização da cozinha

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTES
COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM